O que é um fotógrafo-cristão ?

O que é um Fotógrafo-Cristão, afinal?
Qual a diferença entre um fotógrafo e um fotógrafo-cristão?

Essa é a grande pergunta desse blog. Espero voltar muitas vezes nesse tema.

A nossa tendência é procurar a diferença entre a fotografia comum e a fotografia cristã. Mas será que tecnicamente, o ato fotográfico é diferente porque o fotógrafo é cristão ou não? Um cristão, muçulmano ou hindú configura ou opera sua câmera de maneira diferente? Equipa-se de maneira diferente? Usa o Photoshop de maneira diferente?

Procurar a diferença nesse nível é absolutamente inútil. O uso do equipamento certamente não é distinto por conta de convicções religiosas/espirituais distintas. A boa técnica fotográfica é comum a todos os bons fotógrafos.

Pra ajudar nossos leitores com seu equipamento temos muitos artigos de orientação técnica aqui, mas nossa preocupação deve ser aprofundada para começarmos a responder essa questão: Quem é o Fotografo Cristão?

Quero propor uma primeira reflexão: tire a palavra Fotógrafo da pergunta, por enquanto. Então, quem é o Cristão?

O Cristão verdadeiro e maduro na fé, tem convicções profundas e decisivas e baseadas nas Escrituras:

  • O verdadeiro cristão sabe que nasceu pecador e separado de Deus. Em algum momento de sua vida ouviu da Palavra de Deus e se percebeu carente da salvação que só Cristo pode dar.

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Rm 3:23

  • Ele aceitou como presente de Deus a salvação em Cristo e foi feito filho adotivo de Deus

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.” Jo 1:12

“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” I Jo 5:12

  • Ele sabe que após sua morte estará com o Senhor pra sempre porque Ele o salvou e não existe merecimento humano nisso.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Rm 2:8

  • O cristão genuíno também é absolutamente convicto da eternidade e sabe que as ações de qualquer pessoa tem desdobramentos eternos. Sabe que a vida passa rápido e mantém sua vida no que é eterno.

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” Hb 9:27

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” I Co 15:19

  • O Cristão sabe que tem a missão de compartilhar a Palavra de Deus com outras pessoas. Ele quer a salvação dos que ainda não conhecem Cristo. Ele quer comunicar Cristo!

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” Mt 28:19

“E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.” At 5:42

  • Ele cultiva um relacionamento diário e crescente com Deus em oração e aprofundamento nas Escrituras. Leva a Deus seus medos, preocupações, ansiedades, alegrias, planos…

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” Fp 4:6

“Orai sem cessar”. I Ts 5:17

  • Ele também sabe que a igreja é um projeto de Deus fundado por Jesus para aperfeiçoamento dos seus filhos. Por isso o cristão sincero busca estar unido à sua comunidade cristã local e junto com outros irmãos, cresce na sua fé e adora a Deus individualmente e comunitariamente.

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hb 10:25

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” I Jo 1:7

“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” Cl 3:13

  • Ele busca viver uma vida de exemplo e respeito a todos porque ele sabe que é um representante de Cristo aqui na terra. Suas atitudes devem refletir Cristo na sua vida. A sociedade ao seu redor percebem seu caráter transformado por Cristo.

“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;”
Fp 2:15

“Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;” Cl 1:13

  • Ele vê a soberania de Deus em tudo que acontece em sua vida e no decorrer da história de todas as pessoas, instituições e governos. Sabe que nada escapa aos olhos do Senhor. Sua visão de mundo é ampla e profunda por conta disso.

“Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.” Pv 15:3

  • Ele busca entender a Palavra, o mundo e seu próprio coração baseado na Palavra de Deus e não em opiniões humanas. Seu relacionamento com o Senhor o leva na direção de pensar como Deus pensa e agir de acordo com a Sua vontade.

Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” I Jo 5:19

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Ef 6:12

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jr 17:9

“Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.” Mt 15:18

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” Cl 2:8

“Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” I Co 2:5

“A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.” Sl 119:160

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jo 14:6

Não quero ser e ninguém devería se conformar em ser um fotógrafo medíocre, nem um médico, professor, policial, engenheiro medíocres. Deve haver alegria, conhecimento, esforço e capricho em tudo que fazemos.

Mas pior que isso é ser um cristão medíocre. Porque o tipo de cristão que somos influencia profundamente no profissional que somos. Agimos por nossas verdadeiras convicções, mesmo quando não nos damos conta disso. Nossos valores guiam nossas atitudes e atos.

Pare e pense: a diferença entre um fotógrafo e um fotógrafo-cristão é o CRISTÃO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s